segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

SURPRESAS E APRENDIZADOS DA VIDA

hoje foi um dia que teria tudo pra ser normal, tirando que dormi quase odia todo pra descansar que tava podre e com as costas doendo, pra variar, e precisava de um decanso mesmo!!!
mas tinha compromissos á cumprir, tinha que ir pagar o condomínio e a luz na lotérica!!!
ow coisa chata!!!
mas como também sou filho de deus, me dei o direito de jantar beeeeeeeeemmmmmmm, gastar um pouco mais e matar uma vontade que eu tava de comer carna faz tempo já!!!!
essa minha reeducação alimentar me maltrata, mas me fez perder 25 kilos e recuperar um pouco da resistência física!!!
só que não devia ter feito isso, não pelo dinheiro, mas pelas lembranças que me vieram á mente!!!
foram coisas que quase me fizeram chorar na frente de várias pessoas no texano do beira-mar shopping!!!
estava eu lá comendo, sozinho, na boa, não ligo de fazer alguns programas sozinho, as vezes a melhor companhia que podemos ter é nós mesmo, e hoje foi um desses dias!!!
comecei a lembrar da minha infância, de quando todos os domingos, ou no sítio, ou no cansian em lages reuníamos a família pra almoços enormes, divertidos cheios de alegrias, risadas e ótimas companhias!!!
a primeira coisa que me veio a cabeça foi meu pai, que era bom de garfo, mas papai do céu chamou ele cedo de mais, deixando um buraco enorme na minha vida, uma ferida gigantesca no coração que não fecha nunca, lembrei das veze que ele me "sequestrava" e me levava pra almoçar, ou fazer as coisas que minha mãe não queria fazer e me levava de companhia, e como eu adorava aquilo, como era gostoso sair com ele, sentir o carinho do meu velho, e desfrutar do amor que tínhamos um pelo outro!!!
éramos tão unidos e sem vergonha, que ele quando inventava de comer frutos do mar, me punha debaixo dos braços, me trazia pra florianópolis para almoçarmos na lagoa e voltar para lages, e lógico minha mãe enloquecia, mas o prazer e alegria que ele tinha, o brilho naqueles olhos claros eram tão grande que me entristesse não ter maturidade na época para reconhecer e aproveitar mais, com mais intensidade, com mais amor o pouco tempo que vivemos juntos!!!
uma pessoa simples, humilde, que começou a vida como engraxate, e se tronou com muito estudo, esforço e trabalho um dos melhores advogados do brasil, com inúmeras placas de reconhecimento pelas oab do brasil todo!!!
esse era meu paizão, mas não é isso que me deixa orgulhoso dele, o que me deixa orgulhoso, é o que ele conseguiu me passar nesse pouco tempo que vivemos juntos, toda a sabedoria e aprendizado de vida que teve, todas as lições que quis passar na serenidade dos cabelos brancos precocemente adquiridos, geneticamente, não sei!!!!
só sei que levei aaaaaaaaanos para reconhecer e absorver o sentido daquelas palavras, os olhares, e ações que me tornaram a pessoa que sou hoje!!!
fiz inúmeras cagadas na vida já, e não me orgulho de nada, mas também tive conciência e "colhões" para assumir todas!!!
muita gente se preocupa em fazer um futuro cedo, em fazer a vida e a profissão cedo pra garantir o tão almejado dinheiro que move o mundo, e acabam esquecendo do que mais importa, o contato familiar, o amor familiar, as reuniões e aprendizados que situações assim não tem preço no mundo que pague!!!!
eu mesmo sou um exemplo, com 27 anos já comecei 2 faculdades e não terminei por irresponsabilidade talvez, ou por mimo, por incinsequência, sei lá, ou por causa da depressão, do transtorno bipolar que descobri e tive que trancar a faculdade para fazer o tratamento perto de casa, da família pra ter resultados melhores!!!
muita gente foca o salário, o trabalho como unico objetivo de vida e esquece o amor, o sentimento dentro de casa!!!
mas voltando...
meu pai sempre dizia que o esforço, trabalho e estudo são fundamentais para se ter uma vida boa, não foi a toa que ele e minha guerreira, minha mãe construíram tudo que construíram!!!
mas ele sempre falava, mesmo eu e minha irmã, meu maior orgulho, tendo apenas 7 anos ela e eu 9 quando ele infelismente faleceu, ele sempre nos fazia sentar na mesa da cozinha e falava, "um dia o pai e a mãe vão faltar, e vocês vão ter que estar juntos e se ajudar, serem pessoas dignas, sérias e fazer sempre o certo, procurar nunca magoar ou machucar ninguém", lembro dessas palavras como se fosse hoje, mesmo fazendo 18 anos ue ele faleceu!!!!
sempre que me deparo com alguma situação crítica de qualquer assunto, tento parar e lemrbar da serenidade dele para tomar as elhores decisões!!!!
ele foi e sempre será meu maior exemplo de simplicidade e realização, e dono do meu amor eterno, pro resto da vida e para o dia que eu reencontrá-lo novamente!!!
com minha mãe a relação já foi um pouco diferente, nossas personalidades sempre abteram de frente, mas sempre soubemos como reverter e mantér o respeito, ou pelo menos tentar!!!
falei antes que não me preocupo tanto com formação, trabalho e minha maior preocupação é a vida em família, porque eu GRAÇAS Á DEUS, nós sempre batemos de frente, sempre brigamos muito, e demorou para termos uma relação de amor mesmo, de mãe e filho, mas felismente, nos últimos 6 meses de vida dela, tivemos a oportunidade de nos enterdermos melhor, de nos amarmos como mãe e filho!!!!
não tínhamos muitas amostras de carinho um pelo outro, infelismente, sempre tivemos um amor trancado, não sei porque, mas isso teve a mudança que precisava, que merecíamos, tanto que quando ela tava no hospital chegou a pedir pra eu diminuir os beijos e abraços que eu dava nela que as vezes abafava a coitadinha!!!!!
mas papai do céu, felismente me deu a oportunidade de ter uma vida de paz com minha guerreira, que muito cedo ficou viúva e com 2 crianças pequenas pra sustentar, a casa, chácara, sítio, tudo, e levou tudo com a cabeça erguida, conciência e cabeça no lugar!!!
era orgulhosa de mais, eu herdeiisso dela, a ponto de não pedir conselho pra ninguém que eu me lembre e resolver tudo sozinha, sofreu muitocom isso, se tornou uma pessoa fechada, mas com uma determinação, e um coração que fez jus ao casamento e os filhos que teve, nunca vi casal tão perfeito como meus pais, não me lembro de nenhuma briga, á não ser as broncas que ela dava no meu pai qie mais parecia uma criança que pai, mas tudo bem!!!
minha mãe é meu maior exemplo de carinho, amor, determinação acionados por atitudes, por ações tomadas nas horas certas emomentos exatos que me deixaram um aprendizado enorme!!!
mas confesso que não levei muita coisa em prática, o que me levou a aprender muita cisa somente depois que ela faleceu!!!
sempre tivemos uma vida excelente, nunca me faltou nada, sempre tive tudo que eu quis, na hora em que eu quis, do jeito que eu quis, modelo, marca, os cambau, sempre tive meu carrinho, minhas roupas de marca e modelo que quis a vida toda!!!
fui muito mimado!!!
mas ela sempre falva pra mim e minha mana, "cuidado, aprenda a segurar que um dia falta, você vão se arrepender"
e hoje estou reaprendendo a viver, digo reaprendendo porque as limitações chegaram, estou aprendendo a ter um salário que eu gastava facilmente num final de semana de balada, recomeçando do zero, com as limitações que nunca tive, aprendendo a administrar pra não faltar, não gastar o que tem pra estar preparado para emergências etc!!!!
mesmo ela nos mimando tanto como mimou, nos ensinou muita coisa!!!!
e o maior exemplo disso, é a minha irmã, meu porto seguro, meu exemplo vivo, minha fortaleza viva, e a dona do maior orgukho que se pode ter no mundo, acredito que nem com um filho eu vá ter o orgulho do tamanho que eu tenho por ela!!!
essa galega, pequena, mimadíssima, tomou as rédeas da situação, assumiu a casa e levou em frente, quando todos pensavam que ela seria quem mais sofreria com a morte da mãe não suportaria!!!!
caramba, eu me surpreenco cada vez que olho pra ela, cada dia que acordo dou graças a deus e agradeço por ter a irmã que tenho, e ter tido os pais que eu tive!!!
por isso digo, tempo pra trabalho, faculdade, ou oprtunidades, a vida inteira vai ter pela frente, mas família, é uma só, e depois que falta, não tem volta!!!!
isso que realmente me entristesse, e me faz chorar, mas não de tristeza, e sim de saudades e orgulho de ter tido os pais quetive, a irmã que tenho enquanto vemos muitas famílias se desmanchando por banalidades no mundo de hoje!!!!
e é isso que eu levo na frente do peito para que um dia consiga ser pelo menos 10% dessas 3 pessoas que formam minha família, meu amor, meus exemplos!!!!
por hoje é isso!!!
coração de pedra apertado, consegui chorar denovo, finalmente...
escrever faz bem hein!?!?
fui

6 comentários:

Anônimo disse...

Mandou bem Max, até eu fiquei emocionado aqui. Sinto o mesmo orgulho pela minha familia tbm, graças Deus, Ele nos abençou com pessoas especiais assim... Grande abraço pra vc e té mais brother...

Anônimo disse...

Max...
sei como seu dia deve ter sido triste por lembrar de tanta coisa... concordo em dizer q as vezes a melhor comapnhia é a sua msm!!... mas chegou a hora de entender q ser sozinho nao faz bem a niguem!!
queria muito.. de coraçao ter jantado com vc esta noite.. so pra naum te ver triste assim.. mas sera q iria fazer alguma diferença?
Sim, as lembraças iriam vir da msm forma, com ou sem alguem ai.. mas quando nao se esta sozinho nao doi tanto ,porque vai ter alguem pra te consolar e dizer o quanto vc é importante e precioso!!
E assim vc aprender o seu valor... vc quer apenas 10% da sua familia... ms saiba q vc é igual a eles, fez parte dessa familia e sem vc ela jamais seria a msm.. naum os conheci..e tambem mal conheço vc.. mas sei q esse amor q sentiam um pelo outro sempre vai existir e é preciso passar isso pra alguem... di vc ter a sua familia e como exemplo do seu pai... amar mulher e filhos!!!
Vc diz ter um coraçao de pedra né?
tudo bem vc me convenceu de q é duro.. mas nao é di pedra e sim de OURO.. pode ser duro agora.. mas vai derreter e virar uma joia, e alguem vai conseguir , essa pessoa vai aparecer logo , se é q jah nao existe, e vai derreter esse ouro, e vc vai ter no peito o don mais preciosa da vida... o AMOR!!!
Te adoro muito msm!!
es muito importante pra mim...jah cansei de falar isso
rsrs
vc é meu curinga e jah ta na minha coleçao... vc vai voltar pro baralho e ser a carta mais importante do jogo...
e vou te confessar uma coisa... vc foi o primeiroo...lembra da teoria de dois anos?.. intaum agora q consegui colocar em pratica!
agora q encontrei alguem q é sim diferente.. e naum só a aparencia!
bjaooo no coraçao!!
roubei sua frase
rsrsrs

Anônimo disse...

Eles também tem muito orgulho de ti.
Tenho certeza!

És um guerreiro!

Anjo =*

Anônimo disse...

Que lindo,me emocionei bastante!
Concerteza eles tem muito orgulho de ti e estão olhando por vcs.

beijos

Anônimo disse...

Max,
Pelo pouco q conheci tua mãe e tua irmã, posso te afirmar com toda a certeza do mundo: elas tbm têm MUITO orgulho de vc, menino!
E eu tbm, de ser tua amiga. Mesmo q distante, vc sabe (e eu não precisava estar repetindo, mas eu GOSTO de falar! rs) q é um amigo querido DEMAIS da conta. Um mocinho doce, carinhoso e preocupado com quem te rodeia.
E relembrar faz parte, meu querido. Por mais q doa, é bom. Ter sempre na memória quem já se foi e foi importante pra nós.
Mesmo de longe, saiba q te gosto muito e q torço DEMAIS por vc!
beijocas mil!

Anônimo disse...

Recordar é viver!!! Lindas palavras Max...infelizmente poucas pessoas dão valor a suas famílias, apenas quando perdem pessoas especiais é q se dão conta q perderam verdadeiros tesouros!!! Por isso, temos q a cada dia valorizar as pessoas q estão a nossa volta, dar e retribuir mto carinho e amor. Lindo sempre q precisar conversar, sabe né!!!Bjãooo querido.